Casamento com Efeito Civil na Cerimônia

O que é o casamento com Efeito Civil na Cerimônia?

O casamento religioso com efeito civil é quando o Estado reconhece o casamento religioso e também é realizado fora das dependências do cartório. ( O casamento pode ocorrer em um buffet, igreja, salão, chácara, sitio, enfim onde os noivos escolherem.

“Isso significa que, em vez das partes se casarem perante o Estado, elas se casam perante a uma autoridade religiosa (igreja). E O Estado apenas reconhece o casamento”.

É importante lembrar que nesse tipo de celebração, os noivos não recebem a certidão de casamento na hora.

O que o casal recebe é o Termo de Religioso com Efeito Civil. Esse documento deve ser encaminhado ao cartório para ser trocado pela certidão de casamento civil.

Vale destacar que a cerimônia não pode ser feita em segredo e sem a presença de testemunhas.

Casamento com EFEITO CIVIL dentro da própria cerimônia.

Vou detalhar todo o processo para você que quer um casamento com efeito civil: com uma certa antecedência, 60 dias ideal, 30 dias tempo mínimo, os noivos deverão se dirigir ao cartório de registro civil de seu domicílio em posse de seus documentos pessoais atualizados, sendo certidão de nascimento para os solteiros, ou certidão de casamento averbada para os divorciados. Também levarão uma declaração entregue pelo celebrante. Há ainda a necessidade de estarem acompanhados de duas testemunhas maiores de idade.

Neste dia os noivos precisam pagar as taxas exigidas pelo cartório, que após a conferência dos documentos irá iniciar os trâmites legais para o casamento, entre eles a afixação de proclamas nas dependências do cartório.

Após 15 dias será emitida a Certidão de Habilitação, documento que comprova que os noivos estão aptos a se casarem. A Certidão de Habilitação deverá ser encaminhada ao celebrante que irá confeccionar o termo de casamento com efeito civil, que durante a cerimônia, será assinado pelos noivos, testemunhas e pelo celebrante.

Há a necessidade de reconhecer firma da assinatura do celebrante, dentro de um prazo de 90 dias corridos, após a cerimônia, para retornarem ao cartório e registrarem este termo que será trocado pela Certidão de Casamento.

O casamento com efeito civil necessita de um celebrante que também seja uma autoridade religiosa, ou seja, um padre, pastor, rabino. No meu caso ( Thiago) , sou Ministro do Evangelho, em uma instituição religiosa, isso faz com que Eu seja capacitado a realizar casamentos com efeito civil em qualquer parte do Brasil.

Estou a total disposição para tornar seu dia único, inesquecível e especial.

Entre em contato para qualquer dúvida e informação ( clique no botão e fale comigo agora no whatsapp ) .

Saiba mais

Thiago Cepeda

Deus abençoe !

Open chat